Curso de reciclagem para operador de elevador de obra

Na próxima quarta-feira (8/11), das 7h30min às 11h30min, o Serviço Social da Indústria da Construção (Seconci) promove um curso de Reciclagem para Operador de Elevador de Obra (guincheiro), de acordo com a legislação vigente e seguindo a portaria 224 do MTE. Com carga horária de quatro horas, o treinamento proporciona aos participantes experiências sobre o manuseio de elevadores e guinchos.

O curso será na sede do Seconci, na Rua Gustavo Salinger, 702, Bairro Itoupava Seca e é gratuito para trabalhadores de empresas associadas. Porém, para participar, é necessário ter o ensino fundamental completo, mediante apresentação do histórico escolar e ainda comprovar que já exerce a função de guincheiro com a carteira de trabalho. As inscrições podem ser feitas através do e-mail seguranca@sindusconbnu.org.br ou engenhariadeseguranca@sindusconbnu.org.br ou pelo telefone (47) 3339-9000.

O que diz a NR18:
18.14.2 – Todos os equipamentos de movimentação e transporte de materiais e pessoas só devem ser operados por trabalhador qualificado, o qual terá sua função anotada em carteira de trabalho.
18.14.2.1 – Os operadores devem ter ensino fundamental completo e devem receber qualificação e treinamento específico no equipamento, com carga horária mínima de dezesseis horas e atualização anual com carga horária mínima de quatro horas.
18.14.2.1.1 – Aos operadores que possuírem experiência comprovada em CTPS anterior a maio de 2011, é dispensada a exigência de ensino fundamental completo. (Inserido pela Portaria SIT n.º 296, de 16 de dezembro de 2011)
18.14.2.2 – São atribuições do operador:
a) manter o posto de trabalho limpo e organizado;
b) instruir e verificar a carga e descarga de material e pessoas dentro da cabine;
c) comunicar e registrar ao engenheiro responsável da obra qualquer anomalia no equipamento;
d) acompanhar todos os serviços de manutenção enquanto executadas no equipamento.