Seconci Blumenau orienta trabalhadores da construção civil sobre o Zika Vírus

A transmissão do Zika Vírus em todo o país se tornou um assunto recorrente nos últimos meses. Identificado no Brasil pela primeira vez em abril de 2015, o vírus é transmitido pela picada do mosquito Aedes Aegypti, mesmo transmissor da dengue e da Febre Chikungunua. O Serviço Social da Indústria da Construção de Blumenau (Seconci) traz algumas dicas sobre a doença e sua prevenção. Confira.

O que é o Zika Vírus?
É um vírus transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti, identificado pela primeira vez no Brasil em abril do ano passado. O Zika recebeu a mesma denominação do local de origem de sua identificação em 1947, na Uganda.

Como o vírus é transmitido?
A principal forma de contágio é a picada do mosquito. Até o momento, não existem evidências de transmissão do Zika Vírus através da urina, saliva ou sêmen. Conforme uma pesquisa realizada na Polinésia Francesa, a replicação do vírus também não foi identificada em amostras do leite materno.

Quais são os principais sintomas?
Uma em cada cinco pessoas contaminadas pelo Zika podem sentir febre, mal estar, manchas vermelhas na pela e coceira, conjuntivite e dores articulares. Esses sintomas duram em média de cinco a sete dias, depois, desaparecem. A maioria das pessoas contaminadas não apresentam os sintomas. Caso surjam manchas vermelhas na pele, olhos avermelhados ou febre, é aconselhado procurar um serviço de saúde para atendimento. Não tome qualquer medicamento por conta própria.

Quais são os hábitos do mosquito Aedes?
O mosquito Aedes Aegypti aparece mais no período da manhã e do meio para o fim da tarde e prefere ambientes mais quentes. Normalmente se escondem em cortinas, embaixo do sofá, armários e camas.

Quais as orientações para as empresas e para os trabalhadores da construção civil?
O repelente é o grande aliado na prevenção do Zika Vírus. Os mais indicados são aqueles a base de Icaridina, que chegam a durar até 10 horas ou cinco horas, caso a temperatura seja superior a 30ºC. Outra dica é utilizar telas em portas, janelas e roupas compridas (calças e blusas). Procure ficar em locais com telas de proteção, mosquiteiros ou outras barreiras.