Curso de Operador de Elevador de Obra será realizado em fevereiro

Os trabalhadores da construção civil já podem se inscrever no curso de Operador de Elevador de Obra (Guincheiro), promovido pelo Seconci. A capacitação, com carga horária de 16 horas, proporciona aos participantes experiências práticas e teóricas sobre o manuseio de elevadores e guinchos, atendendo a legislação vigente (NR 18), com foco na qualificação dos trabalhadores que desejam exercer a função. De acordo com a norma, todas as atividades de movimento e armazenamento de cargas devem ser executadas por trabalhadores qualificados e por meio de códigos de comunicação eficazes. O curso será nos dias nove e 10 de março, a partir das 7h30min, e é gratuito para trabalhadores de empresas associadas, porém é necessário ter o ensino fundamental completo, mediante apresentação do histórico escolar. O curso será na sede do Seconci, na Rua Gustavo Salinger, 702, Bairro Itoupava Seca. As inscrições podem ser feitas através do e-mail segurança@sindusconbnu.org.br ou pelo telefone 3339-9000.

Confira o que diz a NR 18 sobre a função:

18.14.2 – Todos os equipamentos de movimentação e transporte de materiais e pessoas só devem ser operados por trabalhador qualificado, o qual terá sua função anotada em carteira de trabalho.

18.14.2.1 – Os operadores devem ter ensino fundamental completo e devem receber qualificação e treinamento específico no equipamento, com carga horária mínima de dezesseis horas e atualização anual com carga horária mínima de quatro horas.

18.14.2.1.1 – Aos operadores que possuírem experiência comprovada em CTPS, anterior a maio de 2011, é dispensada a exigência de ensino fundamental completo. (Inserido pela Portaria SIT n.º 296, de 16 de dezembro de 2011)

18.14.2.2 – São atribuições do operador:

a) manter o posto de trabalho limpo e organizado;

b) instruir e verificar a carga e descarga de material e pessoas dentro da cabine;

c) comunicar e registrar ao engenheiro responsável da obra qualquer anomalia no equipamento;

d) acompanhar todos os serviços de manutenção enquanto executadas no equipamento.