Segurança e Saúde no Trabalho na Construção Civil serão discutidos em capacitação

Evento promovido pelo Comitê Permanente Microrregional (CPR)
inicia nesta sexta-feira (16/10)

A construção civil é um dos setores que mais movimenta a economia e gera empregos na região. A cada dia, novos empreendimentos surgem e os cuidados com a prevenção de acidentes de trabalho são itens indispensáveis para o bom andamento das obras. Para conscientizar os profissionais do setor sobre a segurança dentro dos canteiros de obras e normas regulamentadoras, o Comitê Permanente Microrregional (CPR), composto pelo Sinduscon, Seconci, Siticom, Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério Público do Trabalho e Cerest, promove o Curso de Segurança e Saúde no Trabalho na Indústria da Construção Civil.

Além da conscientização, a ideia é capacitar os profissionais para que eles saibam todos os procedimentos. “O gestores dos canteiros de obras são os responsáveis por difundir e redimensionar as equipes, aplicando os métodos e soluções em segurança e visando reduzir os acidentes e doenças ocupacionais no setor. O curso também irá discutir a importância da aplicação da gestão em segurança e saúde no trabalho”, explica o Técnico em Segurança do Sinduscon, André Ricardo de Mello. Para o presidente do Siticom, Alberto Francisco Pereira, o curso visa o aperfeiçoamento dos mestres de obras e consequentemente de toda a equipe, proporcionando mais segurança e melhores condições de trabalho. “Acredito que os profissionais devem buscar oportunidades para aprimorar os seus conhecimentos teóricos e práticos. A expectativa é melhorar a segurança dentro de obras e proporcionar melhores condições de trabalho, reduzindo o risco de acidentes” comenta.

Já para Renato Rossmark Schramm, presidente do Sinduscon e coordenador do comitê, a capacitação ressalta a importância de se adotar métodos preventivos. “A segurança no trabalho é essencial em qualquer área de atuação. O curso pretende alertar os trabalhadores da construção civil sobre os riscos e prevenção, incentivá-los a adotar medidas de prevenção e a fiscalizar o seu próprio trabalho, a ter autonomia para corrigir eventuais riscos”, reforça. A capacitação inicia nesta sexta-feira (16/10), a partir das 11h30min, no Centro Esportivo do Sesi, em uma aula inaugural. Ao todo, serão 15 encontros, com carga horária total de 45h.

 
Sindicato da Indústria da Construção de Blumenau - Fone: 3339-9000 - E-mail: sinduscon@sindusconbnu.org.br