Pesquisa realizada pelo Sinduscon é apresentada durante a 2ª Semana do Corretor de Imóveis

O cenário imobiliário de Blumenau foi um dos temas abordados durante a 2ª Semana do Corretor de Imóveis. Na última quarta-feira (26/8), o vice-presidente para Assuntos da Indústria Imobiliária do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Blumenau (Sinduscon), Marcos Bellicanta, apresentou a pesquisa de mercado realizada pela entidade no primeiro semestre de 2015. Entre os dados, estão os números reais do mercado imobiliário da cidade e suas perspectivas para os próximos anos, como crescimento populacional estimado em 400 mil habitantes até 2025.

A pesquisa aborda também o número de domicílios e de habitantes por moradia e o aumento na procura por apartamentos, devido às características geográficas da cidade (morros e enchentes). No encontro, foram discutidas a evolução das ofertas de venda e locação em relação ao primeiro semestre de 2015, bairros com maior representatividade, distribuição por tipos de imóveis ofertados para locação e venda no município.

Os efeitos da crise econômica também podem ser sentidos no mercado imobiliário. Para este ano, estima-se a venda de 1,5 mil apartamentos na planta, queda de 25% em relação a 2013. A oferta de lançamentos também se contraiu (40%), devendo atingir a marca de 1,3 mil apartamentos no final de 2015. Como consequência da redução na oferta, os estoques nas mãos das incorporadoras também diminuiu (-9%), e os preços subiram, acompanhando a inflação oficial ao longo de 2015. A apresentação, realizada no auditório da Fundação Fritz Muller, reuniu cerca de 150 corretores de imóveis.