Sinduscon atua na prevenção de acidentes de trabalho

Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho
chama atenção para medidas preventivas

Dia 27 de julho é o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, a data chama a atenção para a importância de atividades laborais seguras e de atitudes simples, que muitas vezes passam despercebidas pelos trabalhadores, como o uso correto dos equipamentos de proteção individual (EPI’s), cuidados na operação de máquinas, posturas e hábitos preventivos.

O Seconci, em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção de Blumenau (Sinduscon), realiza várias ações junto às empresas associadas, através de orientações, palestras e treinamentos visando a prevenção. Outra forma importante para evitar os riscos de acidentes é a auditoria nos canteiros de obras. “Através da auditoria, é possível observar o que está certo e errado quando o assunto é a segurança dos trabalhadores, a importância deste trabalho é orientar os funcionários e empresários”, explica o técnico em Segurança do Sinduscon, André Ricardo Mello. Além disso, a entidade promove cursos voltados à construção civil em parceria com o SESI.

As medidas de prevenção vão além do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), a manutenção e uso adequado das máquinas (guinchos, elevadores) também é um diferencial na hora de evitar acidentes de trabalho, e principalmente, a conscientização. “Hoje já estamos criando a cultura da Segurança Ocupacional, o que falta é a informação para as empresas e a maneira de realizar a Gestão da Saúde e Segurança no Trabalho. Não basta entregar um EPI, mas sim, promover e incentivar ações de prevenção”, comenta.