Sinduscon apresenta pesquisa sobre mercado imobiliário

O crescimento populacional e tendências no estilo de vida
para daqui 10 anos foram analisados

Como será o perfil imobiliário de Blumenau nos próximos anos? Qual o número de habitantes por moradia a médio prazo? Quais são as expectativas para 2015? A instabilidade da economia pode interferir no mercado? A resposta para essas perguntas foram apresentadas pelo Sindicato da Indústria da Construção de Blumenau (Sinduscon) nesta quarta-feira (25).

A pesquisa sobre a situação real do mercado imobiliário da cidade e suas perspectivas para os próximos anos foi encomendada pelo Sinduscon para a Brain, empresa especializada em inteligência do setor. O estudo aponta o crescimento populacional de 1,75% ao ano, estimando uma população de aproximadamente 400 mil habitantes em 2020. Em cinco anos, haverá cerca de 143 mil domicílios em Blumenau, com queda no número de moradores por domicílio, que era de 3 pessoas em 2010 e será de 2,5 até 2020. O levantamento projeta, também, um aumento da população economicamente ativa, o que favorecerá o mercado imobiliário. Além disso, entre 2015 e 2020, a procura por imóveis irá corresponder a apartamentos, fazendo girar cerca de 1,9 mil unidades por ano. A crescente busca por apartamentos está relacionada às características geográficas da cidade (morros e enchentes), que reduzem o número de áreas habitáveis, e com o aumento populacional estimado.

Para este ano, com a instabilidade do cenário econômico nacional, o momento é de cautela e, por isso, a procura por novos imóveis ficará abaixo do potencial. A oferta deve acompanhar a demanda real com consequente evolução de preços compatíveis com a inflação. Contudo, apesar dos obstáculos macroeconômicos, a pesquisa prevê que a compra de imóveis na cidade continua sendo um bom investimento. “Blumenau conta com indústrias fortes, baixos níveis de desemprego e economia crescente, isso atrai um fluxo positivo de migrantes”, afirma Marcelo Silveira, diretor do Sinduscon Blumenau e um dos coordenadores dessa ação. A pesquisa completa está disponível no link: http://we.tl/rgQicndIxs.