Escola da Construção está com inscrições abertas para cursos em 2015

Há quatro anos, Blumenau conta com uma escola especializada em construção civil, que tem como objetivo profissionalizar e aprimorar a mão de obra no setor, ensinando detalhes técnicos aos futuros profissionais (pedreiros, serventes e mestres de obra). O projeto “Escola da Construção”, idealizado através de uma parceria entre o Sindicato da Indústria da Construção de Blumenau (Sinduscon), Serviço Social da Indústria da Construção (Seconci) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), já tem dois cursos agendados para 2015: Desenhista da construção civil e Pedreiro de alvenaria – básico.

O primeiro tem intuito de preparar os profissionais para representar graficamente projetos de edificações, de acordo com normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde. Já o segundo visa proporcionar conhecimentos técnicos científicos na área de construção civil, como fundações, impermeabilização e alvenaria, utilizando vários tipos de materiais, equipamentos, ferramentas e acessórios de acordo com suas características e aplicações. Confira abaixo os detalhes de cada curso:

Desenhista da construção civil
Público-alvo: Profissionais que desejam atuar na área de projetos da construção civil e da arquitetura.

Programa:
- Tecnologia da construção civil - 28h
- Desenho técnico - 24h
- Desenho arquitetônico - 44h
- Desenho hidrossanitário - 20h
- Desenho elétrico - 24h
- CAD – Desenho auxiliado por computador - 60h

Pré-requisito recomendável:
Ensino médio incompleto

Informações complementares:
Período: 17/1/2015 à 25/7/2015
Horário: 8h às 16h, aos Sábados
Carga horária: 200h
Investimento: Taxa de inscrição R$ 30 + 9x R$ 212
Vencimentos: 10/2/2015 a 10/10/2015
Local: Senai Blumenau (Rua São Paulo, 1147, sala B 05)
Informações e inscrições: (47) 3321-9665 ou marcela.perini@sc.senai.br

Pedreiro de alvenaria - Básico
Público-alvo: Profissionais da área da construção civil e interessados em capacitar-se nesta área.

Programa:
1 - Gestão integrada na construção civil: Normalização, segurança e higiene na construção civil, qualidade, planejamento e meio ambiente.
2 - Fundações e Impermeabilização: Informações técnicas e tecnológicas, noções de fundações diretas e indiretas, normas técnicas, noções de impermeabilização de fundações, noções de interpretação de projetos com armação e formas, aplicação de concreto e noções de locação de obra.
3 - Parede de alvenaria: Tecnologia dos sistemas construtivos de alvenaria, preparação de argamassa, assentamento de tijolo comum, assentamento de blocos cerâmicos, celular e de concreto, elevação de alvenaria com vãos para esquadrias e portas, colocação de verga e contra-verga.

Pré-requisito obrigatório:
Conhecimento na área de construção civil.

Pré-requisito recomendado:
Ensino fundamental incompleto.

Informações complementares:
Período: 7/2/2015 à 29/8/2015
Horário: 8h às 12h, aos Sábados
Carga horária: 100h
Investimento: Taxa de inscrição R$ 30 + 7 x R$ 196
Vencimentos: 20/2/2015 à 20/8/2015
Local: Senai Blumenau (Rua São Paulo, 1147, Laboratório de construção civil)
Informações e inscrições: (47) 3321-9600/9665 ou marcela.perini@sc.senai.br