Sinduscon projeta construção com novas tecnologias

Execução da obra terá suporte de empresas italianas

Com o intuito de trazer novidades para a construção civil local, o Sindicato da Indústria da Construção de Blumenau (Sinduscon) firmou um acordo de colaboração com a Habitech, um pólo tecnológico de empresas deste setor na província de Trento, na Itália. O resultado dessa parceria será o primeiro projeto piloto de uma edificação em Blumenau com tecnologia europeia, que valoriza a sustentabilidade. Os detalhes dessa construção ainda não foram definidos. Em uma reunião com alguns associados do Sinduscon ficou acertada a criação de uma comissão que ficará responsável pelo projeto e que, até março de 2015, deverá ter todos os detalhes definidos, como o terreno, área útil e número de andares.

A Habitech é especializada em construção a seco. Na região de Trento, é muito comum encontrar prédios de até quatro andares feitos com madeira de abeto, semelhante ao eucalipto, e a edificação que será construída aqui vai utilizar esse material. Essas árvores existem em abundância na Itália e crescem de forma espontânea. “É um projeto de desenvolvimento de tecnologias construtivas entre Sinduscon e Habitech, de baixo impacto ambiental na produção, rápido e com alta qualidade no acabamento”, afirma o diretor do Sinduscon Blumenau, Amauri Alberto Buzzi.

Nesta parceria, cabe ao Sinduscon fazer todo o projeto, que envolve escolha do terreno, elaboração da planta, acabamento, pintura e instalações elétricas e hidráulicas. Após esse processo, o esboço será enviado para a Itália, onde deverá ser aprovado pelos membros da Habitech, que enviará técnicos para Blumenau que serão responsáveis pelo treinamento dos envolvidos em montar a estrutura e também todo o material necessário para a construção.

Esse acordo de colaboração foi firmado no início de outubro, quando Buzzi representou o sindicato em um encontro com empresas italianas. A parceria entre o Sinduscon e a Habitech começou no ano passado, através de uma missão empresarial que um grupo blumenauense participou na Itália. Em maio deste ano, representantes de 10 organizações italianas estiveram em Blumenau para trocar experiências com empresários da região.