Sinduscon Blumenau promove mesa redonda com especialista em incorporação imobiliária

Em uma mesa redonda na noite da quarta-feira (3/9) com o contador Ivam Marcelo Torres, os associados do Sindicato da Indústria da Construção de Blumenau (Sinduscon) aproveitaram para trocar idéias sobre assuntos relacionados ao setor. Com 18 anos de experiência na área de incorporação imobiliária, Torres tratou sobre temas voltados para a área contábil das empresas e enfatizou a importância de elas estarem sempre em contato com quem cuida da contabilidade. Além disso, falou sobre formas de tributação, permutas, legislação e oscilações do mercado imobiliário.

Segundo o palestrante, a incorporação, atividade de compra e venda de imóveis, é similar em todos os Estados do Brasil, isso porque a legislação vigente no país, no que diz respeito as questões tributárias e fiscais, são iguais. O importante é o empresário perceber e se adequar da melhor forma à cadeia de fornecedores. O que muda de região para região é a forma como os clientes vão decidir por um imóvel, tanto na compra quanto na venda. “Isso se dá porque o mercado é sensível à confiança do consumidor, já que esse é o maior investimento que uma família faz”, destaca. De acordo com Torres, para investir são necessários dois fatores: o consumidor tem que ter confiança no emprego e na economia do país.

Uma das dificuldades das empresas é a complexa legislação brasileira, pois sempre há mudanças nessa área. O empresário deve estar realmente preparado. “O mais importante é ter uma boa assessoria contábil, tributária e jurídica. Isso é essencial para que ele possa se estruturar”, e complementa que “quanto mais o empresário se aproximar da área contábil de sua empresa, mais ele vai perceber seu resultado traduzido em realidade”. O empresário Fernando Reis da Habitark Engenharia participou do encontro e destaca a iniciativa do Sinduscon. “É sempre muito importante trazer novidades de empresas de maior porte e que atuam em cidades como São Paulo, que sempre antecipa tendências”.

Para o presidente do Sinduscon, Renato Rossmark Schramm, é sempre uma preocupação das empresas tirar dúvidas sobre questões tributárias. “Por isso resolvemos promover essa mesa redonda. Um benefício ao associado que pode tirar dúvidas com um especialista experiente de uma grande empresa e de um grande centro como São Paulo”.


 
Sindicato da Indústria da Construção de Blumenau - Fone: 3339-9000 - E-mail: sinduscon@sindusconbnu.org.br