Dia Nacional da Construção Social integra trabalhadores e familiares em Blumenau

A construção civil cresce a cada dia e quem faz parte dele possui inúmeras responsabilidades. Essas pessoas que fazem movimentar o dia a dia do setor recebem há seis anos uma homenagem especial para comemorar com os familiares a profissão que escolheram, o Dia Nacional da Construção Social (DNCS). O mestre de obras da empresa Torresani, José do Nascimento levou a esposa e a filha para se divertirem. Muito mais que diversão, a esposa de José, Loiri do Nascimento se encantou com o espaço criado para incentivar as crianças nos estudos. “Eu gostei muito de todas as ações, mas, o mais importante é o contato das crianças desde cedo com a literatura, esse espaço está muito bom”.

Este ano o DNCS teve como tema “Família: o alicerce do que se constrói na vida” e em Blumenau reuniu cerca de três mil participantes. Para o sócio-gerente da Rodrigues Jr. Empreiteira, Jaime Rodrigues, o melhor da festa é poder trazer a família e participar de todas as atrações. “É só uma vez por ano, então temos que prestigiar essa reunião que é muito boa”. A esposa de Rodrigues, Joceli Ferreira, complementa, “esse é o segundo ano que a gente participa e o que mais gosto é de andar e rever os amigos para conversar”.

O evento organizado pelo Sindicato da Indústria da Construção de Blumenau (Sinduscon) e pelo Serviço Social da Indústria da Construção (Seconci) em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Blumenau (Siticom), ainda conta com sorteio de brindes aos participantes. O sócio da Abel Empreiteira, Gerson Luiz da Cruz, participou pela terceira vez, mas nunca havia ganhado um prêmio, porém, este ano foi contemplado. “Todas as vezes que vim para festa trouxe a família. Está tudo muito bom, não precisa melhorar nada. Fiquei muito feliz de ter ganhando a bicicleta, quem vai usar é a minha filha”, conta.

Ao longo da tarde o público pode usufruir gratuitamente de serviços de saúde, atividades recreativas e esportivas, show de mágica, corte de cabelo e escova. O evento também contou com a participação da Escola Pública de Trânsito, laboratório de informática, simulação de prática e pilotagem de moto, caricaturista, exposição do 23° Batalhão de Infantaria, distribuição de lanches, entre outras atrações. O DNCS é realizado simultaneamente em diversas regiões do Brasil. Neste ano, 38 localidades participaram da ação que nacionalmente é organizada pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Em Santa Catarina, quatro cidades aderiram ao movimento: Blumenau, Balneário Camboriú, Joinville e Brusque.

Fotos: Edson Pelence / Foto Edson