Alunos da Escola da Construção conquistam medalha de ouro em competição internacional

Dois blumenauenses que fazem parte da Escola da Construção, inaugurada em 2010 através de uma parceria entre o Sinduscon/Seconci e o Senai de Blumenau, conquistaram medalha de ouro no WorldSkills Américas 2014. Eles foram os melhores nas modalidades Alvenaria e em Construção em DryWall (gesso acartonado). No evento realizado em Bogotá, entre os dias 2 e 5 de abril, a delegação brasileira ficou em primeiro lugar na classificação geral.

Para conquistar as medalhas, os estudantes precisaram vencer provas que simulam o dia a dia do trabalho na profissão, seguindo os padrões internacionais de qualidade. Com essa conquista no WorldSkills, Ariel possui quatro medalhas em competições nacionais e internacionais na modalidade de construção em alvenaria. Rudimar, que competiu pela categoria Construção em DryWall (gesso acartonado) trouxe do evento a sua primeira medalha internacional.

A delegação brasileira, formada por 34 estudantes de cursos técnicos e de aprendizagem profissional do Senai e do Senac, conquistou 25 medalhas de ouro, quatro de prata e uma de bronze. Os brasileiros competiram em 31 modalidades profissionais e alcançaram a maior pontuação entre todas as delegações. Foram 16.755 pontos, mais de 3 mil pontos de diferença para a segunda colocada Colômbia que conquistou 13.029 pontos. O WorldSkills Américas reuniu 186 estudantes em 36 modalidades profissionais, sendo cinco delas de forma demonstrativa.

A Escola da Construção

A Escola da Construção, inaugurada há quatro anos em Blumenau, é um projeto do Sinduscon/Seconci, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). O intuito é profissionalizar e aprimorar a mão de obra na construção, ensinando detalhes técnicos aos futuros pedreiros, serventes e mestres de obra. O prédio que abriga a escola tem 282 metros quadrados e conta com laboratórios e salas de aula. O curso de Aprendizagem Industrial de Oficial de Edificações faz parte deste projeto.

 
Sindicato da Indústria da Construção de Blumenau - Fone: 3339-9000 - E-mail: sinduscon@sindusconbnu.org.br