Palestra aborda reforço de fundações, tirantes e estaca raiz

O Sindicato da Indústria da Construção de Blumenau (Sinduscon), em parceria com a empresa Brasecol Engenharia e Fundações S.A, de Florianópolis, realizou no dia 7 de novembro a palestra “Reforço de fundações, tirantes e estaca raiz”. O encontro ministrado pela engenheira civil e gerente técnica da Brasecol, Keiti Biff Dal Pont, reuniu cerca de 70 pessoas, entre profissionais da área e estudantes, no auditório do Senai Blumenau.

Durante a palestra foram abordados os seguintes temas: aplicação de estaca raiz como solução ideal para garantir a transferência dos esforços para o subsolo, diferenciais, procedimento detalhado no solo, na rocha, em presença de matacões e galerias de mineração, execução de reforço de fundações, dificuldades e vantagens da solução, além de carga de tração. Também foram apresentadas informações sobre chumbadores e tirantes, muito utilizados em contenções de taludes e encostas, cortinas de subsolo e em presença de grandes cargas de tração.

A Brasecol está há mais de 40 anos no mercado de engenharia de fundações, atuando em todo o território nacional.